Este projeto tem como objetivo transformar imagens de instruções desenhadas em cartões em código, permitindo criar pequenos programas de forma tangível e disponibilizá-los, através do wifi, a um robô, depois de fotografados | This project aims to translate images in programming cards or paper to code, allowing to program a robot using a "puzzling" paper-to-code process. The code is sent to the robot via wifi.
Usar o Blockly traduzindo para linguagem de programação cada bloco associado à liguangem de programação do robô. | Using Blockly and translate each block to programming language (fig. 1).
Traduzir imagens de blocos ou outro sinais em cartão/papel para linguagem de programação | Using image of card/paper blocks to real programming (fig. 2).
Disponibilizar o programa ao robô via wifi | Upload to a robot via wifi.
fig 1: Utilização do Blockly para suportar programação por blocos e respetiva tradução em código.
fig 2: Utilização de blocos que são traduzidos em código, utilizando ferramentas de Inteligência Artificial.
Utilização do robô AZORESBOT modificado para receber programa via wifi (robótica)| Using modified AZORESBOT robot to communicate via wifi to receive a program (robotics).
Utilização de redes neuronais profundas para interpretar imagens (IA, aprendizagem)| Using deep neural nets to interprete the images of the programming code (AI, ML).
Programação em Python e/ou C (programação, IA, aprendizagem) | Programming in Python or in C (Programming, AI, ML).
Uma colaboração com Christian Giang, da École Polythecnique Fédérale de Lausanne (EPFL) irá dar impulso a este projeto, estendendo os seus objetivos iniciais irá torná-lo um projeto com colaboração internacional. | A collaboration with Christian Giang form the École Polythecnique Fédérale de Lausanne (EPFL) will provide new opportunities to extend the goals of this project with this international participation (Abril, 2020).
Matthias Funk
Armando Mendes
José Cascalho